terça-feira, 30 de agosto de 2011

Acima da Média


Pense nisso: os jogadores de futebol que se tornam profissionais começam jogando na Ed. Fisica na escola. Então eles começam a jogar na base de algum time, na esperança de serem descobertos; quando algum time grande os encontra, eles viram ídolos. Na musculação, o sistema é um pouco diferente: temos shows locais, depois as regionais, e em seguida, os nacionais.
Como os jogadores de futebol profissionais, não são todos os fisiculturistas que vão ter a chance de subir ao palco profissional. Isso não significa que você deve deixar de tentar ou pelo menos ser o melhor fisiculturista que você pode. OK, agora chega disso. Vamos começar a falar sobre as idéias para treino. Eu digo “idéias” porque nada do que eu estou prestes a dizer está escrito em pedra. Você tem sua própria mente e suas crenças.
Estou envolvido neste jogo há muito tempo e tenho sorte pois sou muito bem sucedido no que faço. Uma das coisas mais importantes que eu aprendi é que a flexibilidade é a chave quando se trata de treino. Nada é perfeito quando se trata de treinar. O que quero dizer com isso? Você precisa manter as coisas frescas, em novidade, sem rotina. Ainda confuso? Deixe-me colocar de outra maneira. Eu vou para a academia cinco dias por semana e quase todo treino é diferente.
Agora, alguns caras podem discordar de mim e dizer que você deve fazer a mesma coisa sempre, o mesmo exercício toda vez. Bem, para aqueles caras eu respeitosamente digo: besteira. Vou lhe dar este exemplo que se aplica à musculação. Vamos dizer que você é um corredor e treina no mesmo terreno todo dia, 4 km ao redor de uma praça. Você vai descobrir que quanto mais você fizer isso, mais rápido você se tornará e mais fácil será para completar o percurso.
Coloque esse mesmo corredor em um terreno diferente, com algumas pequenas colinas. De repente, ele encontra-se com dificuldade para respirar e luta para terminar o percurso porque é um choque em seu corpo. Seu corpo está acostumado a correr 4 km em um terreno plano, sem declives. Entendeu o meu ponto de vista? A mesma coisa se aplica ao treinamento com pesos. Então eu digo: mude o treino toda vez.
Você pode ter exercicios favoritos que você sente mais do que outros e isso é ótimo. Então continue com eles, mas mude os movimentos de apoio. Ou talvez, mude a ordem dos exercícios. Alguns dias você pode ir mais leve e em outros ir um pouco mais pesado. Alguns dias, você vai fazer mais repetições, e em outros vai levantar mais peso. Este é o seu mundo e este é o seu jogo. Você começa a fazer as regras. Descubra quais seus exercsícios favoritos e que funcionam melhor para você e faça-os.
Quando eu vou para a academia, eu sei qual parte do corpo eu vou treinar naquele dia e eu posso ir preparado, mas é isso. Na academia, quando eu começar a suar é que o treino toma forma. Os movimentos são diferentes, mas a intensidade é sempre a mesma, sempre ao ponto de quase vomitar. Essa é a única maneira que eu sei como sair. Sem brincadeiras. Tem sido assim desde o primeiro dia.
Então, quando você está buscando uma forma de sair da média, sair do meio da embalagem, misture as coisas e mude as coisas ao seu redor. Este princípio deve ser a base do seu programa de treinamento. Quando combinado com uma atitude positiva e intensidade, você vai fazer algum progresso real. Então fique com ele e trabalhe para tornar seus sonhos realidade. Até lá, fique grande e fique saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário