segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A verdade sobre a Creatina


Já há algum tempo a creatina já está liberada no Brasil, ela foi proibida durante algum tempo pela ANVISA com a alegação que não possuía comprovação cientifica da eficácia da suplementação desse produto.Existem centenas de artigos envolvendo a creatina e mostrando vários benefícios da suplementação dela. Estudo demonstram desde o aumento de força para praticantes de atividade física até melhora de performance para esportes de endurance.

 A creatina costuma dar mais resultados em pessoas que possuem o nível sérico de creatina baixo comparado a pessoas que já possuem um maior nível natural de creatina no seu organismo. Um mito que muito se fala sobre a utilização de creatina é que o uso dela acarreta problemas renais, o que é uma mentira, vários estudos mostram que a ingestão a longo prazo dessa substância não acarreta em algum problemas a nível renal, utilizando-se estudos de até 2 anos contínuos de uso. Mas claro que devemos ressaltar que isso se enquadra a pessoas que não possuem problemas renais,pessoas saudáveis sem danos renais e histórico dessa doença. Estudos também não apontam diferenças significantes comparando o uso ou não da chamada fase de saturação, se você vai utilizar ela a longo prazo não é necessária a fase de saturação, já que parece não apresentar superioridade sobre a ingestão diária da fase de manutenção por períodos mais longos. Mas sempre devemos nos basear na individualidade e metas de cada usuário.

 Resumindo, a creatina é um dos melhores suplementos do mercado, principalmente para ganho força, é um produto relativamente barato e com seus resultados amplamente respaldados por vários estudos científicos, o que não é o caso da maioria dos suplementos caros e liberados para a venda no mercado.

 Sempre procura a orientação de um Nutricionista para o uso de qualquer suplemento.
Fonte: Bruno Brown - Nutricionista - CRN 09101026

Nenhum comentário:

Postar um comentário